7 benefícios do reiki para sua saúde física e mental
Quem já fez um tratamento com reiki sabe: a terapia tem energias curativas. O método holístico, descoberto no japão por Mikao Usui, é hoje uma das terapias naturais mais utilizadas por aqueles que desejam encontrar equilíbrio mental, espiritual ou até mesmo sanar dores, doenças e questões relacionadas à saúde física.
A técnica oriental já foi muito desacreditada, porém, com o avanço da tecnologia e o recente despertar da comunidade científica para um conceito mais abrangente de saúde, que visa a qualidade de vida e não só curar doenças, o reiki ganhou a atenção de diversos pesquisadores pelo mundo. Na Universidade da Virgína, por exemplo, uma pesquisa sobre a influência do Reiki na redução da dor em pacientes com câncer observou resultados positivos. Devido a esse e outros estudos, o reiki acabou sendo reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como prática integrativa e complementar da medicina.
O reiki tem como principal objetivo melhorar de maneira significativa a qualidade de vida das pessoas aumentando seu bem-estar em todos os aspectos. Isso gera resultados positivos porque a terapia é aplicada a partir de uma análise do indivíduo como um todo. Muitas pessoas conseguem enxergar o resultado já nas primeiras sessões. Tais resultados são ainda mais visíveis para quem utiliza o reiki para tratar de dores, cansaço, desânimo, estresse, ansiedade, depressão, entre outros problemas e doenças.
Para saber um pouco mais sobre o poder de equilíbrio e cura do reiki, confira 7 benefícios que o método pode trazer para a saúde física e mental:
Diminuição do estresse e ansiedade
O número de pessoas que sofrem com estresse e ansiedade cresce a cada dia. A rotina sobrecarregada e a falta de tempo constante contribuem ainda mais para o surgimento desses problemas, que muitas vezes podem se tornar mais graves, evoluindo para uma depressão.
A medicina convencional, nesses casos, é capaz de tratar os sintomas do problema, mas não cura, pois não cuida da causa. Por isso, nada de nada adianta iniciar um tratamento alopático e esquecer do que realmente importa para o corpo e a mente. É preciso, antes de tudo, tirar algum tempo diário para relaxar e cuidar de si mesmo.
Para as pessoas que sofrem com estresse e ansiedade, o reiki é essencial. A terapia age na causa do problema, ajudando o indivíduo a encontrar um equilíbrio interior para sanar o problema, alinhando corpo, mente e espírito. O método é uma ótima forma de promover bem-estar, já que potencializa a energia, reduz consideravelmente o estresse e provoca uma sensação de relaxamento. A prática é um método de cura natural que libera tensões musculares, ajuda as pessoas a vencerem dores (sintomas típicos do estresse) e faz aqueles que estão acometidos pelo problema recuperarem a saúde, se sentirem mais felizes e receptivos.
Equilíbrio emocional
Manter o equilíbrio emocional é um exercício diário. Afinal, tudo o que acontece na nossa rotina pode influenciar, deixando-o descompensado. A frustração e insatisfação com a vida, o estresse e a sensação de impotência são fruto do desequilíbrio emocional. Isso pode causar problemas relacionados ao corpo e à mente como ansiedade, depressão, gastrite, alergia, entre outros.
Por isso, o equilíbrio emocional é fundamental para que todos possam ter saúde, felicidade e, consequentemente, uma boa qualidade de vida.
Uma boa noite de sono, alimentação balanceada, a prática de atividades físicas, tudo isso faz parte da rotina daqueles que querem o equilíbrio emocional. Entretanto, muitas vezes é necessário recorrer a métodos alternativos para conseguir esse equilíbrio. E é nesse momento que o reiki se mostra efetivo. Ele ajuda a restabelecer o equilíbrio energético, espiritual e o bem-estar mental para que seja possível ter uma vida saudável e feliz.
Redução de dores
Foi provado pela ciência. O reiki é capaz de reduzir dores de pacientes com diversas doenças. A prova disso está em pesquisas feitas em diversos países, incluindo o estudo da Universidade da Virginia citado no início desse artigo. Nele, foi provado que o método auxilia na redução de dor e dos efeitos colaterais nocivos da quimioterapia em pacientes com câncer.
Assim como o uso de medicamentos apenas aliviam os sintomas em casos de problemas relacionados à mente, no caso de dores físicas, muitas vezes, o mesmo acontece. Por isso, diversas pessoas acabam optando pelo reiki para aliviar as dores e efeitos colaterais de diversas doenças.
O tratamento é baseado no equilíbrio e no fluxo de energias do corpo que causam relaxamento. As mãos do profissional que aplica o reiki manipulam o fluxo das energias do paciente e, através das posturas adotadas pelas mãos, eles podem buscar o alívio da dor atuando diretamente sobre uma região. Como muitas vezes tais dores são causadas por problemas psicológico (como o estresse e a ansiedade, já citados no artigo), o método pode ser usado para tratar do setor emocional do indivíduo, desbloqueando e liberando alguns canais que trazem maior equilíbrio emocional para, enfim, curar a dor.
Fortalecimento da imunidade
Por equilibrar todos os sistemas do corpo através de energia, o reiki também pode ser usado para fortalecer o sistema imunológico, evitando que surjam novas doenças e infecções. Uma vez que o corpo está em harmonia, todos seus sistemas funcionam perfeitamente.
De acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo, é provado que o reiki é eficiente como terapia complementar para o tratamento de doenças e, se feito com frequência, pode fortalecer a imunidade, reduzindo assim as chances das pessoas desenvolverem enfermidades.
O método ainda age positivamente na redução do nível de estresse, um dos principais responsáveis por causar, agravar e comprometer o tratamento de inúmeras doenças crônicas.
Diminuição da insônia
Quem já teve insônia sabe o quanto a falta de uma noite bem dormida pode fazer mal para o corpo e para a mente. Ela geralmente tem ligação com questões psicológicas como estresse, ansiedade e depressão. Quando não tratada corretamente, a insônia pode agravar transtornos psicológicos e até mesmo causar problemas físicos como hipertensão, problemas no coração, diabetes e baixa imunidade.
O tratamento com reiki, nos casos de insônia, atua diretamente em todos os problemas causados por ela. Por se tratar de uma terapia voltada para a cura e relaxamento, o método é capaz de restaurar o sono através da liberação de hormônios do bem-estar, como a endorfina e a serotonina. Algo extremamente benéfico para quem sofre com o problema.
Ao atuar na harmonização e equilíbrio do corpo, emocional e da mente, o reiki ajuda a liberar emoções reprimidas, trata o estresse, irritabilidade e cansaço, traz clareza mental, auxilia a encontrar soluções para os problemas, entre outros. Tudo isso contribui para que haja uma melhora significativa na qualidade do sono e, consequentemente, na qualidade de vida.
Eliminação das toxinas do organismo
Já mostramos que o tratamento com reiki é muito efetivo para curar dores crônicas e questões relacionadas à saúde mental. Mas ele não cuida apenas de questões superficiais, o método trata da raiz do problema. O reiki é capaz de ativar o sistema imunológico e impulsionar o processo de auto limpeza do corpo. Isso significa que ele atua também na desintoxicação de órgãos importantes do corpo humano.
As toxinas acumuladas em nosso organismo acabam sobrecarregando todo o corpo, deixando-o desequilibrado. Tais toxinas podem vir de substâncias químicas dos alimentos que ingerimos, das células mortas eliminadas pelo corpo todos os dias ou de poluentes exteriores como gases, tabaco, metais tóxicos inalados, entre outros.
O corpo humano dispõem de utensílios para eliminar tais toxinas naturalmente, porém, quando o problema se acumula e afeta o funcionamento normal do organismo, é preciso pensar em alternativas. E é nessa hora que entra o reiki. Ele ajuda a eliminar as toxinas e substâncias nocivas que o corpo absorve. Isso é feito através de uma harmonização e equilíbrio energético do organismo, o que ajuda a recuperar o desempenho de todas as funções do corpo, purificando o corpo e a mente.
Aumenta a memória e a criatividade
A criatividade é um dom que todo ser humano tem e que é estimulada e se manifesta de maneira diferente em cada um. Porém, diversos obstáculos podem limitar a capacidade criativa. O estresse, por exemplo, é um grande vilão quando o assunto é aflorar a criatividade. Ele pode gerar bloqueios energéticos que impedem que o indivíduo consiga ter uma maior liberdade de pensamento.
Para quem sofre constantemente com esses bloqueios criativos, o reiki pode ajudar. Para começar, ele irá agir na autoconfiança e, dessa forma, a pessoa passará a se expressar sem medo, sentindo-se segura com o que tem a dizer e criar. Isso porque o método gera o equilíbrio necessário para que a conexão com energias criativas aumentem. Quando isso acontece, corpo, mente e espírito são revigorados e unificados, fazendo as diversas facetas da criatividade florescerem. O reiki faz isso através de sessões que acalmam mentes cheias de medos, inseguranças e dúvidas.
Para aqueles que já possuem a criatividade aflorada, o método também irá atuar da mesma forma, encorajando o relaxamento e fazendo aumentar a energia criativa através dos estímulos energéticos aplicados nas têmporas. Isso ajuda a equilibrar os hemisférios cerebrais (o lado racional e emocional), o que aumenta a criatividade e melhora a memória.