5 dicas de como ter uma saúde mental invejável
Quando o assunto é saúde mental, todos concordam que é de extrema importância ter cuidados para manter uma vida equilibrada nesse sentido. Mas nem sempre é fácil. Com a rotina cada vez mais desgastante e um mundo cheio de questões problemáticas, as pessoas estão cada vez mais desenvolvendo doenças relacionadas à mente. De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), só no Brasil, 5,8% da população sofre com o problema, o que significa que ele acomete cerca de 11,5 milhões de pessoas no país. Além disso, mais de 18,6 milhões de pessoas (9,3% da população brasileira) têm distúrbios relacionados a outros transtornos mentais, como a ansiedade.
Pensando nesses dados alarmantes, criamos esse artigo com algumas dicas que podem fazer toda a diferença no seu dia a dia. Confira como ter uma saúde mental invejável em 5 dicas simples.
Mantenha pensamentos positivos
Quando se trata de Saúde Mental, os pensamentos podem ser extremamente poderosos – para o bem ou para o mal. Por isso, a primeira dica é: tente manter pensamentos positivos sobre todos os aspectos da vida.
Por mais que não seja tão simples, uma vez que passamos a mudar a forma como pensamos, todo o restante da vida começa a funcionar. E isso pode ser feito com pequenas atitudes, como uma mudança de hábitos alimentares ou com uma boa noite de sono. Além disso, é preciso fazer com que o cultivo de pensamentos positivos seja algo diário. Assim, com uma postura otimista, fica muito mais fácil lidar com os problemas e desafios do dia a dia.
A princípio pode parecer difícil manter pensamentos positivos todo o tempo mas, com foco nesse objetivo, é possível trabalhar as questões da mente, transformá-las em pensamentos positivos e, consequentemente, melhorar a vida em diversos aspectos, tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito profissional.
Reserve tempo para se divertir
A rotina diária pode ser bem cansativa e, quando sobra um tempinho para relaxar ou quando chega o fim de semana, muitas vezes não temos ânimo para fazer outras coisas. Entretanto, momentos de diversão e lazer são essenciais para manter uma boa saúde mental.
Reservar esse tempinho para se “desligar” da correria do dia a dia e fazer algo para relaxar ou se entreter pode ajudar a combater o estresse físico e mental, melhorando significativamente a qualidade de vida. Essas atividade servem para o descanso, divertimento ou desenvolvimento das pessoas.
Dar uma caminhada, fazer um passeio de bicicleta, ir ao cinema ou teatro, ler livros, praticar algum esporte ou hobby, viajar… tudo isso contribui para que a saúde mental se fortaleça. Fazer o que gosta, exercitar o corpo e a mente, construir boas relações e manter quem nos faz bem por perto só trará benefícios.
Pratique atividades físicas
Os benefícios da prática de exercícios regularmente para a saúde física já são conhecidos por todos. O que muitas pessoas não sabem é que as atividade físicas também impactam diretamente na saúde mental. Isso porque a prática proporciona a redução dos níveis dos hormônios estressantes como a adrenalina, noradrenalina e cortisol, o que leva a benefícios como o aumento da autoestima, diminuição da insatisfação, depressão e ansiedade, além da redução da frequência cardíaca, melhora na disposição física e relaxamento. Além disso, ao fazer exercícios físicos, o corpo libera endorfina e dopamina, hormônios responsáveis por gerar um efeito de bem estar, alívio de dores e tranquilizante.
A prática de atividades físicas ainda ajuda a elevar a autoestima das pessoas, aprimora as funções cognitivas e é uma ótima oportunidade de envolvimento social. Ou seja, impacta de maneira positiva na qualidade de vida como um todo, tanto na questão física quanto na questão social, psicológica e espiritual.
Não importa qual atividade será escolhida. A dica é que seja escolhida uma que seja prazerosa. Pode ser a prática de algum esporte, corridas, andar de bicicleta ou até mesmo uma simples caminhada. Tirar um pouquinho do tempo para esses exercícios fará com que a pessoa tenha mais disposição para o realizar as tarefas do cotidiano e isso irá fazer toda a diferença na sua saúde mental.
Tenha uma boa noite de sono
Não é segredo para ninguém que o sono tem ligação direta com a saúde mental. Basta uma noite mal dormida para notar que o corpo e a mente se comportam de maneira diferente. Isso porque dormir pouco piora a cognição, a imunidade, o estado de alerta e a sensação de bem-estar emocional. Assim, há uma queda significativa na produtividade no trabalho e nas atividades rotineiras, o que pode se transformar em estresse e até em doenças mais sérias.
Pessoas que tem insônia, por exemplo, podem sofrer com disfunções na região cerebral responsável pelas emoções. E a função de uma noite de sono é justamente restaurar o metabolismo do cérebro e, assim, repor as energias perdidas durante o dia.
Por isso, ter uma boa noite de sono é fundamental para que nosso corpo e mente funcionem corretamente. Existem diversas práticas simples que podem ajudar até aqueles que sofrem com insônia a terem uma noite bem dormida. A mais comum se chama “higiene do sono” e se trata da criação de diversos hábitos e ações que auxiliam as pessoas a conseguirem dormir tranquilamente. Práticas simples como uma alimentação leve durante a noite, meditação, fazer atividades físicas, a criação de uma rotina para dormir e até tomar banho podem ajudar muito nessa questão.
Alimente-se bem
São diversos os estudos que provam que a alimentação tem grande influência na saúde mental. E faz sentido. É comum pessoas ansiosas ou estressadas buscarem conforto na comida (que na maioria das vezes é muito calórica e pouco nutritiva). Nesse caso específico, o bem estar é a curto prazo e, depois, o alimento pode gerar até mesmo um sentimento de culpa. Isso porque alimentos gordurosos e com muita açúcar prejudicam a função cerebral geral ao estimularem processos inflamatórios nocivos que contribuem para a depressão e ansiedade. Por isso, o ideal é que se tenha uma alimentação balanceada e saudável.
O que comemos tem ação direta nas nossas funções corporais e, consequentemente afeta o humor. Em alguns estudos, o hábito de se alimentar de maneira saudável foi diretamente relacionado a um menor risco de desenvolvimento de transtornos mentais como ansiedade e depressão. Eles sugerem que deficiências de vitaminas no corpo podem causar problemas na saúde física e mental, gerando inúmeros transtornos psicológicos.
Portanto, é importante optar por dietas que afetam positivamente as funções do corpo pois, dessa forma, o cérebro responde melhor a todos os estímulos externos. Alimentos ricos em vitamina B, D, triptofano, minerais como zinco e magnésio, ácidos graxos ômega-3 e ômega 6 são benéficos para que se tenha uma boa saúde mental.