Saúde espiritual: saiba por que ela é importante para a sua vida
Quem é que não se sente em paz quando consegue ter uma conexão com a espiritualidade? Essa sensação de bem estar quando se está com esse lado da vida em equilíbrio acontece porque nossas emoções têm ligação direta com o espiritual.
A busca pela espiritualidade é uma forma de elevação pessoal com o universo que a cerca, podendo ser a procura pelo que é divino ou por uma forma de viver que contemple a existência de maneira plena. Seja através de crenças religiosas ou da fé, o equilíbrio espiritual é consequência de uma boa saúde, mas também pode ser o contrário. Uma pessoa com saúde espiritual tem o poder de modificar as questões físicas de seu corpo, podendo até curar doenças.
A definição de saúde, de acordo com a OMS, vai muito além da ausência de doenças orgânicas e questões físicas. A Organização Mundial de Saúde considera saudáveis aqueles que estão em completo bem-estar físico, mental e social. Por mais que não seja citada a questão da espiritualidade nesse caso, fica claro que quando alguém se sente ansioso, deprimido ou com qualquer outro sentimento negativo, isso causa impacto na saúde física. Como essas questões são de cunho emocional, manter o lado espiritual equilibrado, ou seja, a saúde espiritual, é muito importante para ter qualidade de vida.
A importância de ter fé para a saúde espiritual
A palavra “fé”, por si só, já tem força. Ela é geralmente usada em enquadramentos religiosos, mas essa não é uma regra. É possível ter fé em algo ou em alguém sem que isso seja de cunho religioso. Afinal, a fé nada mais é que uma organização do comportamento pessoal e social. Isso implica também em questões culturais, ideológicas, sociais, entre outras.
Ela é importante para a saúde mental porque costuma dar às pessoas energia e motivação para agir diante das mais diversas situações. E essas atitudes movidas pela fé muitas vezes vão além das crenças, já que ela pode ser vista como uma fonte de energia e esperança que alivia a carga emocional que todas as pessoas possuem. Por isso, independente de todas as questões que fazem surgir a fé, tê-la dá às pessoas uma vida com mais equilíbrio e mais prazerosa de ser vivida.
Somada a hábitos espirituais saudáveis, a fé tem até mesmo o poder de curar doenças. Essa afirmação, antes tida apenas como crença, foi confirmada por uma pesquisa realizada no Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. Foi constatado que indivíduos que mantém a espiritualidade de maneira saudável vivem em média 29% a mais que as demais pessoas. Além disso, o estudo também observou que aqueles que tinham muita fé tiveram uma melhora na saúde física em casos de estresse, doenças do coração, depressão, infertilidade, pressão alta e até alguns tipos de câncer. Ou seja, a ciência provou que a fé e a espiritualidade possuem uma força curativa própria.
Autoconhecimento: a chave para a saúde espiritual
Antes de conseguir ter saúde espiritual, é preciso trabalhar no desenvolvimento pessoal, afinal, grande parte das mudanças começam de dentro para fora. O processo para conseguir saúde espiritual está totalmente ligado ao autoconhecimento. É através dele que é possível despertar, evoluir e harmonizar diversos campos de equilíbrio, como a atração de energia positivas, a serenidade e a paz interior. Dessa forma, com o poder interior libertado, todas as esferas da vida acabam tomando o rumo certo e entram em harmonia.
Ao focar no autoconhecimento e integralidade do corpo, a pessoa elimina questões tensas e complicações que a impedem de encontrar a plena felicidade. Isso faz com que todas as questões do corpo, sejam elas físicas, mentais ou espirituais, sejam interligadas.
Conhecer a si mesmo também faz com que os indivíduos passem a deixar de ter crenças limitantes, estando abertos a conhecerem coisas novas. E, no fim, todo esse processo tem a ver com fé. Independente de qual religião a pessoa siga ou acredite, a saúde espiritual tem a ver com a fé, o que significa a possibilidade e habilidade de acreditar em si mesmo.
O que mais fazer para fortalecer a saúde espiritual?
Sabemos que a saúde espiritual é de extrema importância para os seres humanos terem uma vida harmoniosa, equilibrada e feliz. Apesar de muitas pessoas saberem o que é necessário fazer para desenvolvê-la, nem sempre é fácil. Por isso, existem profissionais preparados exclusivamente para ajuda a fortalecer a saúde espiritual através de terapias.
O método mais utilizado é a terapia holística. Com ela, a pessoa conta com uma manutenção de sua saúde espiritual e mental, já que ela trata de problemas e doenças a partir de uma visão global, fazendo uma análise do indivíduo como um todo. Ou seja, ela cuida de todos os principais pilares da vida humana. Através de reflexões, meditações, reiki e atividades sugeridas pelo terapeuta, o indivíduo passa a cuidar do seu corpo e todos os aspectos da vida para encontrar paz, harmonia, equilíbrio e se livrar de sentimentos negativos.
Durante a consulta com o terapeuta holístico, a pessoa recebe um tratamento para conseguir manter a saúde espiritual fortalecida. Isso é feito através de muito diálogo e um processo de auto observação e autoconhecimento que tem como objetivo saber o que é melhor para si. O profissional faz o paciente entender que, com a prática espiritual, há um fortalecimento de seu potencial, o que o torna mais forte para superar diversas limitações e enfrentar quaisquer obstáculos. Além disso, o terapeuta faz com que seja estimulada a clareza de pensamento e o senso de discernimento. Isso propicia um comportamento favorável para a evolução espiritual e de vida contínua.